A gente não quer só comida

Eixo de Animação Arnaldo Busato, com recém-inaugurada pista de skate, e Palladium são algumas das atrações de lazer da região

Por Mariana Franco Ramos

A região do Portão, do Guaíra e do Água Verde oferece
um pacote completo de atrações para quem busca se exercitar, praticar esportes e, lógico, se divertir. O Eixo de Animação Arnaldo Busato, na Avenida Presidente Wenceslau Braz, possui 12 quadras de futebol de areia, cinco de vôlei, duas canchas polivalentes, ciclovia, parquinhos, mesas de xadrez, academia para idosos, equipamentos de ginástica e uma pista de skate. Tudo isso integrado com diversas áreas de estar e contemplação.


Com cerca de 130 m² de extensão, a pista é o mais novo equipamento instalado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Foi inaugurada em abril de 2021, na altura do número 1.206, e continua aberta durante a pandemia de Covid-19. Os praticantes da modalidade precisam apenas seguir as medidas preventivas, como usar máscaras, manter o distanciamento social e higienizar frequentemente as mãos.

O projeto foi elaborado pelo arquiteto Frederico Cheuiche de Oliveira e doado à Prefeitura pela Associação Paranaense de Desenvolvimento da Cultura e da Prática do Skate (Pra Skate). A pista simula obstáculos encontrados no ambiente urbano: meios-fios, degraus, desníveis e ruas. Trata-se de uma das maiores, mais modernas e melhores do país, de acordo com a própria associação.

É uma pista de street, com rampas menores para quem é iniciante e maiores para quem já domina a modalidade e quer treinar manobras mais complexas. Vale lembrar que 2021 marcou a estreia do skate nos Jogos Olímpicos. Não deu tempo de você competir no Japão, mas certamente é possível se inteirar mais sobre o esporte.

Shopping inaugurou 19 operações mesmo durante a pandemia

Morar em frente a um shopping center é, para muitos, uma verdadeira mão na roda. Se esse shopping for um gigante como o Palladium, então, nem se fala. São mais de 350 lojas, sendo 20 âncoras, cerca de 70 quiosques, um boulevard com oito restaurantes e outras 26 opções de fast-food, para atender a todos os gostos, numa imensa Praça de Alimentação para mais de 1.200 pessoas sentadas.


O empreendimento tem uma área construída de mais de 150 mil m². Possui 18 escadas rolantes, 13 elevadores e 3 amplos pisos de estacionamento (além de área descoberta) para 20 mil veículos por dia. O fluxo de consumidores, segundo os administradores, é de 1,5 milhão de pessoas por mês, sendo que no entorno ainda circulam, por dia, mais de 70 mil veículos e 4.200 ônibus.


O shopping encerrou o primeiro semestre de 2021 com a marca de 19 novas operações instaladas entre os meses de janeiro e junho, sendo cinco delas inauguradas nas últimas semanas. Com isso, ampliou o mix de variedades de marcas. Você já pode conferir a Milk Moo, especializada em milk shakes, a Nesh Eco, que atua com produtos cosméticos para corpo e casa, além de serviços de SPA, a Flow Fresh To Go, focada em alimentação saudável, a Dark Sugar, com variedades de cupcakes, cookies, donuts e macarons, e a Kings Sneakers, do ramo de vestuário e calçados da moda jovem streetwear.

Para a gerente de marketing do Palladium Curitiba, Cida Oliveira, apesar da crise sanitária, as negociações com novos parceiros e lojistas seguiram e o shopping se adaptou aos momentos de tensão vividos nos últimos 18 meses. “Estivemos bem próximos dos lojistas, criando alternativas para movimentar as compras mesmo em dias em que estivemos fechados”, afirmou.


Ela se diz otimista quanto ao avanço da vacinação da população, que vai resultar em um retorno gradual das atividades. Mas, enquanto isso não ocorre, conta que já está planejando, de forma segura, as grandes datas do varejo nos próximos meses: Dia das Crianças, Black Friday e o Natal.